domingo, 7 de março de 2010

Histórias que Escrevia... "Caixinha de Sonhos"

Abrindo a gaveta de memórias, remexendo o passado, encontrei algo:

Jogos Florais - Jornadas das Línguas - Porto Editora (26, 27 e 28 de Fevereiro de 2002)
1.º Prémio/ 3.º Ciclo: Patrícia Antão (9.º ano - Escola Secundária de Miranda do Douro)
"Caixinha de Sonhos"

    Maria estava como de costume, vestida com os seus velhos trapos, sentada na soleira da sua velha e pobre casa, onde vivia juntamente com a mãe e o seu pequeno irmão de dois anos.
    Era Domingo, era Primavera: os campos estavam cheios de coloridas flores e nos campos verdejantes havia um rebanho de ovelhas a pastar. Mesmo que a paisagem que envolvesse Maria fosse maravilhosa, ela setia-se infeliz! Não tinha amigos, quase não tinha família e era pobre, muito pobre!
    Começou o dia infeliz, como de costume. Mas esse Domingo  de Primavera era especial: fazia 7 anos e algo lhe dizia: "O dia de hoje vai ser diferente!".
    Maria decidiu ir dar um passeio pelos imensos campos... Andou uma hora sem parar, até que encontrou uma linda lagoa com dois cisnes. Na outra margem, estava uma bela menina de olhos azuis e de cabelo loiro e ondulado. Maria aproximou-se, e a menina sorriu e desapareceu subitamente! Sem saber o que fazer, Maria dirigiu-se, cautelosamente á outra margem da lagoa. Aí, encontrou uma caixinha de imensas cores que dizia: " Se queres sonhar, entra!" Maria entrou ansiosa na caixinha...
    Aquilo era maravilhoso! Encontrou-se numa espécie de paraíso, onde havia muitas crianças à volta de um grande bolo de aniversário onde se podia ler: "Parabéns Maria". Mas, Maria estava estupefacta, não imaginava o que se estava a passar, pois nunca tinha tido uma festa de aniversário.
    No meio de muitos doces, balões, flores, coelhos, pombas, em cima de uma branca nuvem, estava a bela menina de cabelos loiros e ondulados, de olhos azuis.
    Aproximou-se de Maria, deu-lhe a mão e exclamou: "Parabéns!". As outras crianças sorriram e iniciaram uma linda canção.
    Então, a bela menina explicou a Maria que ela estava dentro de uma "caixinha de sonhos" e, que por isso, tinha o direito a sete desejos. Maria disse então, que queria umas casa melhor...
- Espera, agora vamos festejar p teu aniversário. A tua mãe e o teu irmão já estão à nossa espera!
    Quando já era noite, Maria saiu da caixinha de sonhos e foi para casa. Qual não foi o seu espanto quando viu que a sua casa era outra... era uma casa nova!
    Desde então Maria tornou-se uma pessoa feliz, não por ter uma casa nova, mas por passar acreditar que afinal, existem mesmo caixinhas de sonhos.
    Era tão bom que houvesse uma caixinha enorme, onde coubessem todas as pessoas infelizes e pobres...
Patrícia S. M. Antão, 9.ºB ESMD

3 comentários:

  1. Anónimo8/3/10

    Quando te disseram que tu tinhas ganho dizias que era engano que tu nao tinhas feito nada de jeito.
    Quando tiveste de ir ao Porto nao querias ir porque nao querias faltar as aulas.
    lololool

    "Escolham outro, tenho vergonha de ir ao palco, não quero"

    So nao tinhas quando ias ao clube de teatro que ate a barraca abavana com as tuas representaçoes!

    De maissss
    lololol

    Só tu pa. Bons tempos
    (eterno colega ;()

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17/3/10

    Quando dentro de nós existe um dom que além de nos fazer sentir bem quando o usamos, transporta para outra dimensão quem to vê usar, devemos ir mais além e levar esse dom até ao infinito, infinito esse que embora inalcansável, nos dá força e motivação para prosseguir no caminho dos sonhos e da esperamça.

    Não deixes que este teu dom se perca pelo caminho que todos os dias percorres, transporta-o sempre contigo e leva-o a passear também pelo mundo de magia e imaginação de quem te rodeia.

    Bjinhos
    Carlos Tavares

    ResponderEliminar
  3. Carlos...

    Ganho força ao ouvir palavras como as tuas dos amigos!

    São os que "me leiem" que me dão força para continuar faze-lo... aqui!

    Nunca soube viver sem escrever, mas ao saber que palavras minhas, encaixam em sonhos dos que me rodeiam, faz com que essa rotina me faça transportar magia e imaginaçao não só para os que me rodeiam, mas para mim... por saber que afinal, simples palavras de uma louca que se liberta ao escrever sao lidas por bons sonhadores...

    Obrigada!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar