segunda-feira, 4 de abril de 2011

Solução?!

  
   Todos temos uma história, uma mais colorida, outros em tons de cinza escuro, mas todos temos um passado. Atrevemo-nos a desculpar todas as nossas atitudes pelo que “já foi” e não é mais, e até justificamos a nossa própria personalidade pelo facto inevitável de possuir páginas do passado que pesou.

   Quantos capítulos escrevemos nós repetidamente por não nos conseguirmos descolar do passado? Se assim continuarmos, não haverá no fim, capítulos em branco e sem graça?!

   Todos nós temos sonhos. Uns, voam mais alto, outros optam por ter os pés bem assentes na Terra.

   E o Futuro? Estará ele nas nossas mãos?!

   E a Vida?!

   Todos nós temos uma Vida, e a dádiva dessa, é o Presente… um presente sem embrulho, mas que o devemos receber com um sorriso de criança, e com a humildade de quem recebeu a coisa mais afortunosa mas frágil.

   Como é cruel fragilizar ainda mais este requinte de cristal com bordos de ouro, estando fixada no passado, ou preocupada com o futuro…

   Basta de ver o passado como uma prisão… o passado é uma gaveta de experiências, boas, menos boas, dolorosas ou milagrosas, doces e amargas. É como uma salada de fruta, onde provamos o amargo e dele retiramos o melhor do doce!

   Tudo é crucial para a nossa formação e transformação diária, traços do nosso rosto e delineação da nossa personalidade.

   Mas… se no passado entendi fazer as coisas de uma determinada forma, e hoje entendo por bem, fazê-las de forma completamente diferente?! Porque não?!

   Será que o futuro vai ser melhor ou pior?! Até quando é o meu presente? Até ao segundo passado… Até quando será o meu futuro?!

   Pára! Pára para pensar que pode não haver tempo para parar e pensar… age e vive, sorri porque estás viva, e a Vida te oferecer o Presente!

  Sim, o meu presente até pode ser uma história de sofrimento, mas não quero sofrer por antecipação, e não vou sequer projectar a minha Vida com padrões do passado. Vou transformar cada dia em único, cada momento como se de o último se tratrasse, com a margem de racionalidade e ponderação.

   Será isto défice de sanidade mental?! Serei eu louca por adorar viver? Abrir os braços, fazer deles asas e querer voar?!

   Posso até um dia, quem sabe, vir ser internada numa psiquiatria, mas hoje não vou fazer (pré) visões; não me vou mais (pré) ocupar com o amanhã. Vou pensar no hoje, no agora, e absorver todo o calor do momento.

   Sim, o meu futuro neste momento leva-me a pensar e querer programar tudo. Isso levar-me-á a recear, a preocupar-me, e a construir um estado de ansiedade sobre aquilo que ainda nem sequer aconteceu.

   Isto obriga-me a descentralizar o momento actual, o presente, para que me foque somente no que vem, ou talvez nunca chegue a vir!

   Ter sonhos e conquistas para realizar é uma meta, e não tem nada de mal, muito pelo contrário, no entanto, as coisas mudam, e não podemos ver os sonhos de vida equivalentes a uma obsessão. Essa obsessão pelo futuro, ou por simples planos futuros, paralisam-nos e impedem-nos de desfrutar e viver verdadeiramente o dia-a-dia.

   Conclusão louca ou sensata… Viver o presente é solução!!

   É o único momento que podemos viver, mudar, decidir, fazer e SER aqui e agora!

   Só por hoje, só por agora, consigo dizer: “Sou feliz”… será que no passado fui mesmo feliz?! Só o sinto agora, e não existe uma equivalência de comparação que quantifique o que já senti com o que ainda posso vir sentir.

  Trazer a verdadeira realidade presente, um compromisso, um desafio… Aqui e agora! Eu, só ou com alguém, com as minhas dúvidas e com as minhas certezas…. Presentes.

   Passado e futuro, são pouco mais que “ilusão”, ou “sensação”, “memórias” ou “retrospectivas”… são projecções que nos prendem e não nos deixam libertar de forma a viver a 100% o presente.

   Quero aproveitar a minha história como experiência para menos errar, quero idealizar o meu futuro para ter uma meta atingir e poder lutar, mas sobretudo quero viver o momento Presente… pois esse é o maior presente que algum dia a Vida me possa oferecer.

SURPRESA: enquanto nisto estiveste pensar, segundos da tua vida viste passar... vai... VIVE!!
O resto? O resto não passará de pedacinhos de Passado, e Particulas invisiveis de Futuro...
É este: o TEU PRESENTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário