sábado, 30 de abril de 2011

A Lenda da Enfermeira


"Quando Deus criou a Enfermeira, teve de fazer horas suplementares.
Era o 6ºdia. Disse-lhe um anjo: “Senhor, há muito tempo que trabalhais para fazer este modelo!”.
Deus respondeu-lhe: “Já pensaste na longa lista de símbolos especiais inscritos nesta encomenda? A obra tem de ser entregue sob a forma masculina e feminina, fácil de desinfectar, sem despesas de conservação e não pode ser de plástico. Ela deve ter nervos de aço, costas que resistam a toda a provação, sendo ao mesmo tempo dócil e graciosa, para se poder sentir à vontade nos quartos de serviço demasiado pequenos. Deve poder fazer cinco coisas ao mesmo tempo, tendo o cuidado de manter sempre uma livre”.
O anjo abanou a cabeça e disse: “ Seis mãos, isso é uma coisa impossível”.
Deus respondeu: “ A dificuldade não está aí. O que me preocupa são os três pares de olhos que deve ter o modelo padrão; dois olhos para ver de noite através das paredes, durante as velas e para vigiar duas unidades; dois olhos atrás da cabeça para ver o que não gostariam que visse, mas de que tem que ter absoluto conhecimento e, seguramente dois olhos de frente, que olham para o utente e lhe dizem: “Compreendo-vos, estou aqui, não se preocupe”.
“Não posso”, respondeu o Senhor. “ Já conseguiu que raramente adoeça e se saiba tratar a si mesma. Aceita que dez quartos duplos acolham quarenta utentes, mas nunca que dez postos de trabalho sejam apenas providos por cinco enfermeiros. Gosta da sua profissão, que exige muito dela e que não é muito bem paga. Sabe viver com horários irregulares e aceita ter poucos tempos livres”.
O anjo andou lentamente a volta do modelo de Enfermeira e suspirou: “ O material é demasiado mole”.
Deus replicou: “ Mas é tenaz. Tu não imaginas tudo o que ela pode pensar? Não somente pensar mas avaliar uma situação e tomar compromisso”, disse o Senhor.
O anjo inclinou-se mais sobre o modelo e passou-lhe o dedo pela face. “ Vejo aqui uma fenda”, disse ele, “ Já vos disse que experimentais demasiadas coisas no vosso modelo”.
“ Esta fenda é feita por uma lágrima!”.
“ Porquê?”
“ Ela corre nos momentos de alegria, de tristeza, de decepção, de dor e de desamparo”, explicou Deus. “É a lágrima que serve de tubo de escape para o excedente”."

 AUTOR DESCONHECIDO

Sem comentários:

Enviar um comentário