sábado, 14 de novembro de 2009

Ser Enfermeira...

Como é hábito os papás perguntarem aos pequenotes: "O que queres ser quando fores grande?!" , os meus não fugiram á regra…
Eu, sem saber muito bem o que era ser “grande”, talvez por receio de tal dimensão, naveguei num rol não de escolhas, mas sim de conjunto de um certa consumação: qual a profissão mais humana, ou talvez numa perspectiva infantil “a profissão das pessoas boas, que ajudam os outros”?

“Quero ser Enfermeira…”

O meu pensamento libertou um apelo de necessidade de ajudar os outros! Porquê?! Não sei… apenas queria e sonhava SER ENFERMEIRA.
Fui crescendo, e pequenos detalhes foram fugindo: Uma enfermeira Tabalha, Sofre, Luta, tem de ter não apenas Coração, mas também pinga de Sangue para que possa fazer correr o sangue de quem dela precisa!
“Há tantas outras profissões filha, olha que o trabalho de Enfermeira não é assim tão fácil como te parece…”
Fiz dos meus ouvidos surdos e continuei dar asas a teimosia que sempre envolveu o meu coração nesta missão!
Passei pelo lado de “utente”, assisti a uma morte de doença terminal de alguém que amava, e foi ali, no IPO que vi que os verdadeiros Enfermeiros dão Valor á Vida, dão um significado extremo a quem está prestes a deixar de Viver.
Alguém que se agarra ao pouco que tem para sobreviver… Pessoas que querem mas não podem ter Vida!
No dia em que vi (Enfermagem a seguir ao meu nome) fui uma pessoa mais que feliz: tinha acabado de dar um grande passo para a concretização de um Sonho!

Hoje sou quase enfermeira… Evolui como pessoa, sou mais humana e dou mais valor ás pequenas coisas da Vida, porque esta é muito rara!
Para dar é preciso ter, e eu tenho em mim a grande paixão de ser Enfermeira!
Quero minimizar a dor dos outros… porque é ao promover Vida que dou sentido á minha própria existência!

Amo o meu compromisso de SER ENFERMEIRA, e assim Sou Feliz!

5 comentários:

  1. Poucos são aqueles que sabem o valor da vida e acima de tudo o que tem de passar o próprio enfermeiro que estando ao lado de um doente não expressar o sentimento de tristeza. Transmitindo sempre um sinal de esperança mesmo sabendo que por vezes já não existe esperança. Nós os enfermeiros, ou acaminho de o sermos, queremos ver a cada dia a felicidade no rosto de cada doente que se crusa no nosso caminho, é tão bom saber que apenas um sorriso pode tornar o dia de um doente muito mais alegre.

    ResponderEliminar
  2. Élio:

    ...o meu grande companheiro de estágio!

    Incluo-te nesses poucos que sabem dar o real valor da vida, e acima de tudo ajudar a dar vida!

    Já partilhei alguns momentos ctg no estágio e de uma coisa tenho a certeza: Vais ser um bom Enfermeiro, porque já és um grande Coração!

    Em ti ve-se a essencia da partilha, da paciencia, da interajuda...

    Continua ser tal como és. Não tarda e vou-te dar os parabens, nao por seres mais um enfermeiro, mas sim Um Verdadeiro Enfermeiro... e esses escassos são!

    ResponderEliminar
  3. Que bom coração aqui se encontra!
    Parabéns... É de ENFERMEIROS assim que o mundo precisa!

    (desculpa a invasão)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo comentario Marlé...

    Luto por o ser....

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26/11/11

    Estou no 11º ano no curso de Ciências e Tecnologias e tenho o mesmo sonho, quero ser ENFERMEIRA.

    Ajudar os outros é uma das muitas razões que me move para querer seguir a minha vida por este caminho.

    Apesar de ouvir muitos comentários maus em relação á vida de um ENFERMEIRO, faço de conta pois é isto que eu quero. Mesmo sabendo que a vida está má se não seguirmos os nossos sonhos vamos seguir o quê?

    Gostei bastante do texto e é muito bom saber que há mais pessoas na mesma situação que eu e que conseguiram ultrapassar tudo e seguir o coração.

    Obrigada.

    ResponderEliminar