sábado, 12 de fevereiro de 2011

Avó´s deste "Mundo"


Um dia tive um avô.

Um avô que raramente sorria, porque vivia por lutar.

O avô que punha as calosas mãos que não queimavam quando as punha dentro da chama da lareira.

Um avô que me ensinava.

Era ele que me fazia acordar cedo...Foi com ele que vi o primeiro nascer do Sol!

Era ele que me fazia olhar para o céu ao fim do dia.

Foi ele que me ensinou diferenciar as fases da Lua.

Com ele soube distinguir a diferença entre um Lobo e um Cão.

Com ele aprendi suportar o cansaço de uma caminhada com o poder da mente quando o corpo não suportava mais…

O meu avô era um homem com rugas.

Era um "idoso" quando sonhava a meu lado… e me fazia sonhar!

Era apenas velho quando dormia, e eu olhava para ele e dizia: “porque não sorri mais o avô?!”

Era apenas uma criança, com uma vida à frente, que aprendeu coisas raras da Vida com ele…

Ele aprendia e ensinava.

Não o demonstrava mas amava!

O dia de hoje era sempre o primeiro do resto da sua vida e ensinava os outros que o amanhã nunca seria o último da jornada. No calendário dele não havia cruzes, apenas amanhãs…

Vivia de forma produtiva e produzia vida a quem o rodeava.

Era ele a minha ponte entre o passado e o presente e me fazia encontrar o futuro.

Renova cada dia que começava, e fazia-me pôr os olhos no horizonte de onde o Sol desponta e a esperança me iluminou!
Nunca teve tempo para horas vazias na sua vida, tudo se ia arrastando pelo Tempo destituídas de sentido!

Até as rugas que lhe cravavam o rosto eram bonitas, porque foram marcadas pelo seu sorriso de uma Vida…

“Eu tive um avô”… e “um dia” ele agarrou-me naquelas mãos ásperas que me amaciava a alma e disse-me: “tira-me daqui!”…

Fui embora, chorar porque como criança que era nada podia fazer.

Foi a última vez que vi “o meu avô”.

Quantos avós existem no nosso Mundo precisar de “tirem-me daqui”?

Eu ainda tenho três, e mais um, que não é bem meu avô mas que tem rugas como ele, e mais outro que está só no banco de jardim e precisa da minha mão… e outro que está só numa casa fechada, e outro que de pantufas espera pelo fim dos seus dias…

Não, não são velhos, não são fardos, são idosos deste Mundo, avós do nosso coração…

Um dia nós vamos olhar o espelho e as rugas serão idênticas… e a Solidão?!

Quem nos dará a mão?!

Vamos hoje dar-lhe uma mão?! E tirá-los “dali”… Porque ainda têm Vida pela frente… para Viver, para Sorrir!

… mais uma ruga no rosto!

Fazer sorrir faz sorrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário