Inspiro o ar gelado que penetra nas minhas vias respiratórias e me obriga deitar "fumo" para fora...
"Fora"... A rua que acompanha toda esta nostalgia de viver e habitar no oposto.
Fui para fora do quente do meu canto, do Sol, da lareira em noites de Inverno... E foi aqui fora que eu aprendi o quanto gosto do meu Portugal, o quanto eu gosto das birras com o meu pai e das discussões tolas com a minha mãe.
Foi aqui fora, ao frio, que congelei todas as memórias de quando bebia um bom café com os grandes amigos e recordávamos tempos passados. Porque toda esta aguarela passa também agora a passado... passado muito recente, mas que infelizmente não faz já parte da minha vida!
Entro no "Tram"... (até lhe poderia chamar eléctrico, mas até isso já nem parece fazer sentido).
Algo se começa a descolar de mim, e o frio que vagueia nestas ruas, entra na minha pele e faz com que se arrefeça muito do meu ser e sentido. É no "Tram" que procuro os rostos a que estou habituada: rostos de força e não de luta diária obrigatória. Rostos com sorriso, rostos que recebem o Sol nos seus olhos.
Nos trilhos do tempo que era e não é mais, procuro detrás destes olhos sem vida uma explicação para tanta loucura e frieza.
É esta luz, da fria madrugada que me assusta! Começo já comportar-me como esta gente...
De guarda chuva na mão, saio do "Tram" e procuro uma rotina... uma fria rotina, onde não há Sol, montanhas, o cheiro a comida da mãe, os gritos das gargalhadas da nossa gente... O mar... "ai o mar" ... O mar que está lá no fundo, e que a neblina não me deixa enxergar!
Não posso dizer que não gosto de estar aqui, mas sinto a arritmia do meu corpo cansado, que envelhece a pensar no quão feliz seria, se hoje anoitecesse na beleza estonteante do horizonte alaranjado de Portugal...
Mas fico aqui mais uma noite, mais uma manhã fria... até quando? Não sei, só sei que aqui na Bélgica o que mais me alegria dá, é saber que em vós, amigos Portugueses, agora minha família, é nos vossos olhos que encontro o brilho do Sol e toda a minha alegria!
PatríciAntão
Sem comentários:
Enviar um comentário